sábado, 19 de maio de 2012

Zebra News 055

XRC começa a escrever sua história em Erechim

Carro participa neste fim de semana de sua competição no rali de velocidade brasileiro. E estreou mostrando serviço, com um bom resultado no Super Prime

Mauricio Neves ACELERANDO...


Foi dada a largada para a temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. E, junto do primeiro desafio do ano, começou a ser escrita a história do XRC. Depois de meses de preparação e testes, duas unidades do Xtreme Rally Car - projeto inovador de carros 4x4 que utiliza tecnologia nacional aplicável a praticamente todos os modelos de rua fabricados no país - partiram para a disputa do Rally Internacional de Erechim, no Rio Grande do Sul, com bons resultados na disputa do Super Prime.

No evento que é considerado o treino de classificação do Rally de Erechim, a dupla Mauricio Neves/KZ Morales enfrentou de igual para igual os potentes carros 4x4 das duplas que disputam o Campeonato Sul-Americano - e encerrou a disputa ocorrida no Parque ACCIE com a 7ª colocação entre os 74 carros do grid. Jean Pimentel e Thiago Osternack, que também correm com um Peugeot 207 XRC em Erechim, venceram as duas minicorridas que disputaram pelo circuito de 1800 metros montado no ACCIE e fecharam, invictos, o Super Prime.

Neste sábado começaram as disputas pelas estradas da região. Neves e Morales enfrentaram uma quebra na flange (ou tulipa), que liga o semieixo ao diferencial, o que deixou o Peugeot 207 XRC sem tração nas rodas traseiras durante a primeira Especial. Apesar de completar o trecho cronometrado seguinte, a dupla optou por parar antes do previsto afim de não prejudicar a análise de outros componentes do carro.

"Hoje começamos a escrever a história do XRC e o desempenho inicial do carro superou nossas expectativas. Sabemos que muitos testes em condições reais de corrida ainda precisam ser feitos, mas tivemos um início promissor. Hoje sofremos uma quebra na tulipa, um componente superdimensionado do carro que não havia apresentado problemas em nenhum dos inúmeros treinos que realizamos na pré-temporada. Mas amanhã voltaremos com força total e vamos coletar mais dados para, aos poucos, criar um histórico do XRC em condições de competição", comentou Maurício Neves.

Já a dupla Pimentel/Osternack saiu da estrada na segunda Especial e ficou presa em uma vala. "Escapamos em uma curva e caímos em uma valeta. Quando conseguimos tirar o carro descobrimos que havia entortado a bandeja e não tivemos como continuar. Isso faz parte do meu aprendizado, já que, assim como o carro, também estou em fase de desenvolvimento", concluiu Jean Pimentel, que fez sua estreia em ralis em 2010.

Desempenho surpreendeu - Um comentário comum às duas duplas que utilizam o Peugeot 207 XRC em Erechim foi a necessidade de "ousar" no levantamento do percurso, levando-se em conta o grande potencial do carro. O modelo mostrou-se muito rápido e recebeu elogios, também, no momento das frenagens. Apesar dos problemas enfrentados hoje, pilotos e navegadores devem voltar a competir normalmente neste domingo, quando serão realizadas as últimas quatro Especiais da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário